"O ciberespaço abre novas possibilidades e configurações para as pessoas aprenderem (...) Uma nova pedagogia, novas relações com os saberes, novos papéis (...) Não mais professores e alunos (...) mas seres desejosos de ir além da informação e, nessse movimento comum, ir além da aprendizagem." (Kensky 2003, p.102) Eu convido a todos embarcarem comigo na busca por uma identidade coletiva, partilhada e reconstruída.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas" (trecho do livro do Pequeno Príncipe)


 Pequeno Príncipe (trecho)


E foi então que apareceu a raposa:
- Bom dia, disse a raposa.
- Bom dia, respondeu polidamente o principezinho que se voltou mas não viu nada.
- Eu estou aqui, disse a voz, debaixo da macieira...
- Quem és tu? perguntou o principezinho.
Tu és bem bonita.
- Sou uma raposa, disse a raposa.
- Vem brincar comigo, propôs o princípe, estou tão triste...
- Eu não posso brincar contigo, disse a raposa.
Não me cativaram ainda.
- Ah! Desculpa, disse o principezinho.
Após uma reflexão, acrescentou:
- O que quer dizer cativar ?
- Tu não és daqui, disse a raposa. Que procuras?
- Procuro amigos, disse. Que quer dizer cativar?
- É uma coisa muito esquecida, disse a raposa.
Significa criar laços...
- Criar laços?
- Exatamente, disse a raposa. Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos.


E eu não tenho necessidade de ti.
E tu não tens necessidade de mim.




Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás pra mim o único no mundo.
(...)
A raposa então calou-se e considerou muito tempo o príncipe:
- Por favor, cativa-me! disse ela.
- Bem quisera, disse o principe, mas eu não tenho tempo. Tenho amigos a descobrir e mundos a conhecer.
- A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. Os homens não tem tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres uma amiga, cativa-me!
Os homens esqueceram a verdade, disse a raposa.
Mas tu não a deves esquecer.
Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"
Antoine de Saint-Exupéry


Espero poder cativar os leitores...
Espero que professores entendam e saibam o quanto é importante cativar seus alunos, visto que não existe turma ruim e sim desmotivada. Paulo Freire dizia "Não se pode falar de educação sem amor" e essa idéia serve tanto para o ensino presencial quanto o ensino à distância, é preciso envolver os alunos, construir laços afetivos e de confiança. O autor também faz um critica sobre a falta de tempo, precisamos estar atentos aos nossos alunos. Desta forma, nos tornamos responsáveis por atrair o desejo em nossos alunos pela busca do conhecimento.

Um Verdade Inconveniente

UMA VERDADE INCONVENIENTE

  
Documentário sobre o aquecimento global

    Uma verdade incoveniente foi dirigido por Davis Guggenheim. EUA, 2006. E trata-se de um filme do tipo documentário, sobre o aquecimento global.O autor é o Al Gore (ex-futuro presidente dos EUA) que mostrou ao mundo os problemas do Aquecimento Global. Ele ganhou o prêmio ECO em 2006 no Brasil e recebeu também o prêmio Nobel da Paz em 2007. Quanto à política norte-americana, Al Gore era contrário a política ambiental de W. Bush.
   Este documentário tem por objetivo sensibilizar as pessoas para a questão ambiental, levantando como tema, o aquecimento global, o autor tenta produzir vários sentimentos aos espectadores, dentre eles, impressionar, incomodar e causar espanto, mesmo que todos os dias possamos ver nos telejornais tais imagens do mundo inteiro.  
   Al Gore ainda diz, que o aquecimento global é uma questão política, econômica, uma vez que, esta intrinsecamente ligada ao desenvolvimento industrial e talvez por isso o Governo de W. Busch ainda não aderiu ao Protocolo de Kióto.
  O que penso disso tudo é que na minha formação como pedagoga ainda não tive disciplina sobre as questões ambientais, e elas são fundamentais, pois é a forma de nos apropriarmos das tecnologias, que pode contribuir ou não para o aumento da poluição, o Brasil já tem um grande lixo tecnologico, além aparelhos eletrônicos que consomem muita energia, precisamos ter uma consciência e atitude ambiental.
Kensky (2007) diz que " tecnologia é poder" , a grande potência mundial, não quer aderir ao Protocolo de Kióto uma vez que tem a possibilidade de diminuir seu progresso tecnologico, isto é, seu poder.

  E fica uma questão "Será que foi o planeta que nos traiu ou fomos nós que o traimos?"