"O ciberespaço abre novas possibilidades e configurações para as pessoas aprenderem (...) Uma nova pedagogia, novas relações com os saberes, novos papéis (...) Não mais professores e alunos (...) mas seres desejosos de ir além da informação e, nessse movimento comum, ir além da aprendizagem." (Kensky 2003, p.102) Eu convido a todos embarcarem comigo na busca por uma identidade coletiva, partilhada e reconstruída.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Um Verdade Inconveniente

UMA VERDADE INCONVENIENTE

  
Documentário sobre o aquecimento global

    Uma verdade incoveniente foi dirigido por Davis Guggenheim. EUA, 2006. E trata-se de um filme do tipo documentário, sobre o aquecimento global.O autor é o Al Gore (ex-futuro presidente dos EUA) que mostrou ao mundo os problemas do Aquecimento Global. Ele ganhou o prêmio ECO em 2006 no Brasil e recebeu também o prêmio Nobel da Paz em 2007. Quanto à política norte-americana, Al Gore era contrário a política ambiental de W. Bush.
   Este documentário tem por objetivo sensibilizar as pessoas para a questão ambiental, levantando como tema, o aquecimento global, o autor tenta produzir vários sentimentos aos espectadores, dentre eles, impressionar, incomodar e causar espanto, mesmo que todos os dias possamos ver nos telejornais tais imagens do mundo inteiro.  
   Al Gore ainda diz, que o aquecimento global é uma questão política, econômica, uma vez que, esta intrinsecamente ligada ao desenvolvimento industrial e talvez por isso o Governo de W. Busch ainda não aderiu ao Protocolo de Kióto.
  O que penso disso tudo é que na minha formação como pedagoga ainda não tive disciplina sobre as questões ambientais, e elas são fundamentais, pois é a forma de nos apropriarmos das tecnologias, que pode contribuir ou não para o aumento da poluição, o Brasil já tem um grande lixo tecnologico, além aparelhos eletrônicos que consomem muita energia, precisamos ter uma consciência e atitude ambiental.
Kensky (2007) diz que " tecnologia é poder" , a grande potência mundial, não quer aderir ao Protocolo de Kióto uma vez que tem a possibilidade de diminuir seu progresso tecnologico, isto é, seu poder.

  E fica uma questão "Será que foi o planeta que nos traiu ou fomos nós que o traimos?"


Um comentário:

  1. Achei muito legal você trazer questões ambientais. Pois nós como pedagogas deveríamos ter uma matéria específica ambiental que se relacione com todos os campos da pedagogia, pois o meio ambiente abrange a todos.
    Indo além, posso até dizer que a questão ambiental deveria ser prioridade a todos -universidades, escolas, empresas-, pois todos nós estamos sujeitos às conseqüências do aquecimento global.

    Beijão,
    Mi

    ResponderExcluir