"O ciberespaço abre novas possibilidades e configurações para as pessoas aprenderem (...) Uma nova pedagogia, novas relações com os saberes, novos papéis (...) Não mais professores e alunos (...) mas seres desejosos de ir além da informação e, nessse movimento comum, ir além da aprendizagem." (Kensky 2003, p.102) Eu convido a todos embarcarem comigo na busca por uma identidade coletiva, partilhada e reconstruída.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Imagine ser crianças

  Que não navega na internet, mas vive essa tecnologia.
Que interagem, se comunicam, se expressam...

se apropriando das tecnologias com muita facilidade, sem medo do desconhecido,


pois o teclar se tornou natural.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

TRAILER 2 DO FILME Wall-E (DUBLADO)



O professor da minha eletiva que trata sobre as TIC's e a "Neurose da informação" pediu para a turma assistir este filme. Eu adorei assistí-lo, porque ele aborda uma questão muito difícil e problematizadora, numa linguagem clara, com animações, de modo atingir a todos, desde crianças até adultos. Se possível vejam....
O filme Wall-e retrata a destruição do planeta através do “mau” uso do homem sobre as tecnologias, isto é, os seres humanos foram se apropriando das TIC’s e não se importaram com as conseqüências de tais atitudes, fazendo com que a Terra ficasse sobrecarregada de lixos, inclusive o digital, acarretando assim, na destruição.
Wall-e é um robô criado para arrumar todo esse lixo do planeta, uma vez que o mesmo está inabitável, enquanto as pessoas estão numa nave vivendo uma vida ilusória, isto é, alienados pelas tecnologias.
E o interessante, é que no final do filme, a população que vive na nave tem tanta tecnologia que apenas uma pequena planta é capaz de reacender a esperança de voltar a viver na Terra.
Penso que o autor critica esse "mau" uso das tecnologias, pois as mesmas foram criadas para facilitar e melhorar a interação e a comunicação dos indivíduos, porém as pessoas não estão sabendo utilizá-las de maneira saudável, acarretando em sérios problemas tanto na saúde como o sedentarismo e o stress, quanto na poluição de lixos eletrônicos e no desmatamento para grandes construções.
Acredito que o autor desse filme foi feliz em criá-lo, pois sua animação é clara, de forma a atingir tanto o público infantil quanto o adulto, ou seja, o autor estava preocupado com as crianças, porque elas vivem em meio a essas tecnologias e cabe desde cedo construir uma consciência ambiental e de hábitos saudáveis em relação às TIC´s.
Portanto, as tecnologias fazem parte do nosso cotidiano e não devemos negá-las, mas sim, nos apropriarmos de maneira saudável e consciente, uma vez que foram criadas para o nosso domínio e não para nos dominarmos.