O professor da minha eletiva que trata sobre as TIC's e a "Neurose da informação" pediu para a turma assistir este filme. Eu adorei assistí-lo, porque ele aborda uma questão muito difícil e problematizadora, numa linguagem clara, com animações, de modo atingir a todos, desde crianças até adultos. Se possível vejam....
O filme Wall-e retrata a destruição do planeta através do “mau” uso do homem sobre as tecnologias, isto é, os seres humanos foram se apropriando das TIC’s e não se importaram com as conseqüências de tais atitudes, fazendo com que a Terra ficasse sobrecarregada de lixos, inclusive o digital, acarretando assim, na destruição.
Wall-e é um robô criado para arrumar todo esse lixo do planeta, uma vez que o mesmo está inabitável, enquanto as pessoas estão numa nave vivendo uma vida ilusória, isto é, alienados pelas tecnologias.
E o interessante, é que no final do filme, a população que vive na nave tem tanta tecnologia que apenas uma pequena planta é capaz de reacender a esperança de voltar a viver na Terra.
Penso que o autor critica esse "mau" uso das tecnologias, pois as mesmas foram criadas para facilitar e melhorar a interação e a comunicação dos indivíduos, porém as pessoas não estão sabendo utilizá-las de maneira saudável, acarretando em sérios problemas tanto na saúde como o sedentarismo e o stress, quanto na poluição de lixos eletrônicos e no desmatamento para grandes construções.
Acredito que o autor desse filme foi feliz em criá-lo, pois sua animação é clara, de forma a atingir tanto o público infantil quanto o adulto, ou seja, o autor estava preocupado com as crianças, porque elas vivem em meio a essas tecnologias e cabe desde cedo construir uma consciência ambiental e de hábitos saudáveis em relação às TIC´s.
Portanto, as tecnologias fazem parte do nosso cotidiano e não devemos negá-las, mas sim, nos apropriarmos de maneira saudável e consciente, uma vez que foram criadas para o nosso domínio e não para nos dominarmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário