Pequeno Príncipe (trecho)
E foi então que apareceu a raposa:
- Bom dia, disse a raposa.
- Bom dia, respondeu polidamente o principezinho que se voltou mas não viu nada.
- Eu estou aqui, disse a voz, debaixo da macieira...
- Quem és tu? perguntou o principezinho.
Tu és bem bonita.
- Sou uma raposa, disse a raposa.
- Vem brincar comigo, propôs o princípe, estou tão triste...
- Eu não posso brincar contigo, disse a raposa.
Não me cativaram ainda.
- Ah! Desculpa, disse o principezinho.
Após uma reflexão, acrescentou:
- O que quer dizer cativar ?
- Tu não és daqui, disse a raposa. Que procuras?
- Procuro amigos, disse. Que quer dizer cativar?
- É uma coisa muito esquecida, disse a raposa.
Significa criar laços...
- Criar laços?
- Exatamente, disse a raposa. Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos.
E eu não tenho necessidade de ti.
E tu não tens necessidade de mim.
Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás pra mim o único no mundo.
(...)
A raposa então calou-se e considerou muito tempo o príncipe:
- Por favor, cativa-me! disse ela.
- Bem quisera, disse o principe, mas eu não tenho tempo. Tenho amigos a descobrir e mundos a conhecer.
- A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. Os homens não tem tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres uma amiga, cativa-me!
Os homens esqueceram a verdade, disse a raposa.
Mas tu não a deves esquecer.
Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"
Antoine de Saint-Exupéry
Espero poder cativar os leitores...
Espero que professores entendam e saibam o quanto é importante cativar seus alunos, visto que não existe turma ruim e sim desmotivada. Paulo Freire dizia "Não se pode falar de educação sem amor" e essa idéia serve tanto para o ensino presencial quanto o ensino à distância, é preciso envolver os alunos, construir laços afetivos e de confiança. O autor também faz um critica sobre a falta de tempo, precisamos estar atentos aos nossos alunos. Desta forma, nos tornamos responsáveis por atrair o desejo em nossos alunos pela busca do conhecimento.

Sim,temos que buscar conhecimento através do encantamento dirigido a nós, pois os laços mais bonitos e verdadeiros são construídos pelas maneiras mais simples, e estas é que encontram espaço em nosso ser e permanecem por tempos duradouros. Assim é o conhecimento, uma vez compreendido,significativo e verdadeiro permanece por muito tempo dentro de nós.
ResponderExcluirRenatinha, posso dizer que me identifiquei muito com a sua postagem... pois esse trecho que você tirou do pequeno príncipe sempre foi muito importante pra mim.. como outros trechos também..rs
ResponderExcluirE concordo com você quando diz que o ensino a distância como também o presencial precisa cativar os alunos, citando a fala de Paulo Freire. A afetividade é muito importante nesse processo de aprendizado, e como a Luciana falou:"Assim é o conhecimento, uma vez compreendido,significativo e verdadeiro permanece por muito tempo dentro de nós."
Beijãoo!!
Mi